segunda-feira, 29 de junho de 2009

O início...


Neste blog vamos falar-vos de Canha, uma vila centenária com feitos e curiosidades que a história teima em querer apagar.

Poucos devem ser aqueles que por esse país fora já ouviram falar da nossa vila, localizada no Distrito de Setúbal, mais precisamente no Concelho do Montijo.

É verdade que a vila pode não ter o reconhecimento de outrora; é verdade que a vila pode não ter a juventude e o movimento de outros tempos; é verdade que, comparando com outras vilas do país, a nossa não está tão desenvolvida nem tão vistosa, assim como também é verdade que as pessoas que cá vivem tendem em deixar-nos mais cedo ou mais tarde, uns por causa da velhice matreira e outros em busca de outras oportunidades na vida. Tudo isto é verdade. A nossa vila, por muito que nos custe, está a morrer aos poucos... mas o que é mesmo verdade... é que ainda NÃO MORREU!

Existe sempre gente que se esforça ano após ano para fazer com que Canha continue a lutar e a rumar contra a maré num caminho que muito provavelmente levaria a um triste fado.
A muito custo e com muitas dificuldades, algumas discussões e contrapartidas, mas também com muita dedicação e força de vontade, a Comissão de Festas de Canha reúne-se todos os anos (grande parte das vezes com diferentes membros) para se certificar de que pelo menos uma vez por ano, mais precisamente no 1º fim-de-semana de Setembro, a vila se encha de gente para apreciar e disfrutar das Festas de Canha em Honra da Nossa Senhora da Oliveira.

Com grande parte das ruas muito bem enfeitadas pelos habitantes da vila, com artistas bastante conhecidos do panorama nacional, com as já famosas vacadas e sardinhadas, não esquecendo a Xaranga que percorre as ruas da vila com enorme alegria, as Festas de Canha são um momento único em que toda a população se reúne para disfrutar ao máximo daquilo que a vila tem para oferecer.

Mas Canha não vive somente das Festas nem para as Festas! Muitos outros eventos ocorrem durante todo o ano sem que haja muitas pessoas a marcar presença.

Com o intuito de mudar o rumo das coisas, foi criado este Blog para apelar a todos aqueles que por aqui passam a fazer uma visita pela nossa modesta mas bonita vila. E com a vinda do Aeroporto para estas bandas (sim... porque o Aeroporto irá pertencer a Canha), pode ser que a curiosidade fale mais alto e que as pessoas venham comprovar que esta parte da Margem Sul não é assim tão "deserta"...

Esperamos por vós!

Com os maiores cumprimentos da Comissão de Festas de Canha.

P.S: Algumas das curiosidades acerca da vila neste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Canha

3 comentários:

  1. boa noite podera me dar o contacto da comissao de festas de canha pra fazer uma incriçao pra as festas, se ainda estiver atempo, claro. somos um casal que fazemos algum artesanato( telhas decorativas, candeeiros infantis, feltros, bijutaria etc) e gostariamos de poder participar nas festas, qual opreço par uma bancada de 3 metros, obrigado. eduarda tlm 965553287 ou ocantinhodaduda@live.com.pt

    ResponderExcluir
  2. Os Baile a Baile
    Quatro musicos com uma cantora brasileira
    Uma excelente animação para os vossos expectáculos.
    Podemos enviar c.d.promocional
    Grassa25@gmail.com 966404640
    Palmela Portugal

    ResponderExcluir
  3. http://www.myspace.com/rubymsds2011

    “O Rumantismo na sua festa... A animação garantida com muito glamour...
    Com cachet a acordar...Contacto para espectáculos:
    91 550 66 66; rubym2011@gmail.com
    Visite o meu site... ouça a minha música... dê uma espreitadela no meu blog...”

    ResponderExcluir